Duração razoável do processo no Brasil e concretude legislativa na integração latino-americana

Autores

  • Daniel Marques de Camargo
  • Christovam Castilho Junior

Resumo

O artigo aborda o princípio da duração razoável do processo no Brasil, tanto na esfera processual civil quanto processual penal. Tem-se por objetivo demonstrar a concretude legislativa de tal princípio na integração latino-americana, com a ressalva sempre válida da dificuldade em harmonizar a efetiva e justa prestação do serviço jurisdicional a tempo e modo devidos. A partir do método hipotético-dedutivo, o trabalho se consubstancia em pesquisas doutrinárias e legislativas, com especial destaque ao direito comparado na América Latina (Paraguai, Argentina, Bolívia e México), a fim de realçar a necessidade de se buscar soluções legislativas no Brasil, capazes de garantir o cumprimento da duração razoável do processo.

Biografia do Autor

Daniel Marques de Camargo

Advogado e Professor Universitário. Doutor em Ciência Jurídica (UENP – Jacarezinho/PR). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP. Avaliador/Parecerista da Revista Eletrônica do Conselho Nacional de Justiça - CNJ e da Revista dos Tribunais (Thomson Reuters).

Christovam Castilho Junior

Advogado e Professor do Curso de Direito da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO) e do Curso de Direito da Faculdade de Santo Antônio da Platina (FANORPI). Mestre em Direito.

Downloads

Publicado

2022-10-07