Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Template da Revista

https://fanorpi.com.br/universitas/index.php/repositorio/article/view/248/239

 

Artigo Original

Destinado à divulgação de resultados da pesquisa cientifica, em português, inglês ou Espanhol. Os trabalhos devem ser originais e inéditos, e sua estrutura deve conter os seguintes itens:

- Título

- Nome(s) do(s) Autor(es)

- Filiação

- Resumo em português, inglês e espanhol (mínimo de 150 palavras e máximo de 250 palavras). Com suas respectivas palavras-chave (no mínimo 3 e no máximo 5, separadas por ponto e vírgula), de acordo com os descritores nas respectivas áreas.

- Introdução (com respectivo objetivo)

- Desenvolvimento / Metodologia / Materiais e Métodos

- Resultados / Considerações Finais / Conclusão

- Referências Bibliográficas

Artigo completo deverá possuir, no máximo 10.000 palavras e até 60 referências.

Revisão

Artigos de revisão também podem ser publicados em português, inglês ou espanhol, incluindo avaliação crítica e sistematizada da literatura sobre determinado assunto, devendo descrever os procedimentos adotados, bem como a delimitação e os limites do tema, além de apresentar conclusões e referências. O texto deve ter, no máximo, 15.000 palavras e até 120 referências. As revisões podem ser narrativas e/ ou sistemáticas.

 Resenha de Livros

            Texto em que o autor sintetiza, criticamente ou ainda de forma opinativa, os principais aspectos de uma obra, expressando sua opinião sobre ela. Por se tratar explicitamente de uma síntese, é primordial que apresente a essência da obra. O texto deve ter, no máximo 10.500 caracteres.

Cartas Ao Editor

Tem por objetivo comentar ou discutir trabalhos publicados na revista ou relatar pesquisas originais em andamento, achados científicos etc. Deve ter, no máximo, 150 palavras e 5 referências.

As normas que se seguem, devem ser obedecidas para todos os tipos de trabalhos, e foram baseadas no formato proposto pelo International Committee Of Medial Journal Editors (ICMJE).

Forma De Estruturação Do Artigo:

O arquivo do trabalho deve ser enviado no programa “Microsoft Word”, fonte tipo Arial 12, com espaço 1,5 entrelinhas e configuração da página:

  • Superior: 3 cm;
  • Inferior: 2 cm;
  • Margem Direita: 2 cm
  • Margem Esquerda: 3 cm.

Não serão aceitos trabalhos enviados em PDF.

Os gráficos, figuras, tabelas, quadros, fotos devem ser incluídos diretamente no texto e com qualidade de 300 dpi (formato JPEG).

Os arquivos deverão ser enviados obedecendo às normas de acordo com o TEMPLATE (ANEXO 3).

O título do artigo deverá estar em negrito (não exceder 15 palavras), com letra em maiúscula e justificada e centralizada. Na linha seguinte, incluir o nome completo do(s) autor(es) e orientador(es) em maiúsculo, alinhados à direita. Ao final da primeira página, em formato de nota de rodapé, a filiação de cada autor.

Os parágrafos deverão ser justificados e sem hifenização, sem espaçamento antes e depois.

As citações bibliográficas devem ser feitas de acordo com as normas da ABNT (NBR 10520 – Informação e Documentação – Citações em documentos – Apresentação / ago. 2002), adotando-se o sistema autor-data.

Ex: Vieira et al. (2017) encontram.... fatores de risco (VILELA JUNIOR; HARTMANN, 2018) .... com problemas cardíacos” (LOPES et al., 2020, p.3). Segundo Moura (2021 apud VIEIRA, 2016, p. 36), ...

As Referências Bibliográficas devem ser limitadas de acordo com a modalidade da submissão e conter todos os dados necessários à identificação das obras, dispostas em ordem alfabética, segundo as normas (NBR 6023 – Informação e Documentação – Referências – Elaboração / ago. 2002). Para distinguir trabalhos diferentes de mesma autoria, será levada em conta a ordem cronológica, segundo o ano da publicação. Se em um mesmo ano houver mais de um trabalho do(s) mesmo(s) autor(es), acrescentar uma letra ao ano (Ex.: 2017a; 2017b). Na lista das Referências, cada trabalho referenciado deve ser separado por 2 (dois) espaços e apresentado em ordem alfabética, não numerado.

Ilustrações e tabelas, com as respectivas legendas, devem ser inseridas no corpo do texto, no caso de ilustrações, em arquivos em extensão JPEG, em modo CMYK para as doloridas e modo grayscale (tons de cinza) para as P&B, com resolução de 300dpi.

Dupla Submissão, Plágios E Ética Em Publicação:

Os artigos submetidos à Revista UNIVERSITAS serão considerados para a publicação somente com condição de que não tenham sido publicados ou não estejam em processo de avaliação para publicação em outro periódico, seja na sua versão integral ou em parte, assim como não compartilhar plágios conforme recomenda o Committee on Publication Ethics (https://publicationethics.org).

Conflito De Interesses:

Deve ser explicitado qualquer potencial de conflito de interesses relacionado ao artigo submetido, ou seja, mencionadas as situações que poderiam influenciar de forma inadequada o desenvolvimento ou conclusões do artigo.

Revisão Pelos Pares:

Todos os artigos científicos submetidos serão avaliados por, ao menos dois pareceristas (na modalidade duplo-cego), com experiência e competência profissional na respectiva área do trabalho e que emitirão parecer fundamentado, os quais serão utilizados pelos editores para decidir sobre a aceitação dele.

Os critérios para avaliação incluem:

  • Originalidade
  • Contribuição para o corpo de conhecimento da área
  • Adequação metodológica
  • Clareza
  • Atualidade

Os artigos aceitos para publicação poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento, sem alterar seu conteúdo.

Condições Para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não poderá estar sendo avaliada para publicação em outra revista; caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao editor”.
  2. O arquivo da submissão estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usar fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento em forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em “Diretrizes para Autores”, na página sobre a revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares, as instruções disponíveis em “Assegurando a avaliação pelos pares cega” foram seguidas.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados à Revista UNIVERSITAS serão usados exclusivamente para os serviços prestados pela FANORPI, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.