A gestão do clima e da cultura organizacional no ambiente escolar

Autores

  • Leandro Martins de Assis
  • Ana Maria de Araújo Martins

Resumo

Cada instituição de ensino tem a sua personalidade. Elas têm suas próprias tradições, culturas, histórias, modos de trabalhar e exerce determinados aprendizados de forma peculiar. Assim, nenhuma escola é igual a outra. São os fatores acima citados que as tornam distintas. Mas até que ponto o clima e a cultura organizacional dentro de uma instituição influenciam na principal função da escola que é o aprendizado dos alunos? Quais itens influenciam nesse processo de gestão escolar para que os colégios possam aprimorar ainda mais com seus objetivos? O diretor de sua instituição exerce hoje um papel de um gestor escolar? Estes questionamentos representam o mote deste trabalho, e serão referenciados por autores como Pérez E Sacristan (2000), Gasparin (2003), Chiavenato (2010), entre outros, que podem contribuir para estudantes de Administração de Empresas, Recursos Humanos e áreas relacionadas com a Educação. Além disso, pretende-se esclarecer como as diversas áreas da Administração devem ser aplicadas em um processo de organização da gestão escolar para que se forme uma sintonia entre a escola, professores, alunos, pais e a comunidade.

Biografia do Autor

Leandro Martins de Assis

Mestre em Administração – Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, Docente na FASA/UNIESP

Ana Maria de Araújo Martins

Mestre em Ensino – Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP - Cornélio Procópio. Docente na FASA/UNIESP.

Downloads

Publicado

2022-01-20