Por que o lazer é cada vez mais uma mercadoria?

Autores

  • Guanis de Barros Vilela Junior
  • Fábio da Silva Ferreira Vieira

Resumo

O fenômeno do lazer mudou de maneira significativa da revolução industrial até a contemporaneidade, sendo impactado pela globalização, que afinal, globalizou o trabalho e não os lucros. Neste contexto o capitalismo predatório do último século alimentou a sua principal fera: a coisificação de tudo que puder, material e imaterial. Neste contexto, o objetivo do presente artigo é promover uma reflexão sobre a percepção que temos enquanto singularidades que as práticas de lazer estão cada vez mais dependentes de mais dinheiro para acontecerem. O corpo reificado, inicialmente para o trabalho, foi também no espaço-tempo do lazer. Discutiu-se incialmente a possibilidade da normatização do lazer em praticamente todas as esferas, passando pela cultua, dita erudita, até a esportiva, sendo essa, explicitada numa obrigatoriedade de felicidade eterna veiculada nas redes sociais. com a realização de um movimento dialético, na sequência, discutiu-se a impossibilidade dessa mesma normatização como esperam os arautos da disneylização mundial. Do turismo sexual e predatório em quase todas suas possibilidades aos horrores das guerras que viraram mercadoria para a grande mídia. Ousou-se uma defesa dos humanos, dos galos, dos cães, touros e do planeta.

Biografia do Autor

Guanis de Barros Vilela Junior

Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida – CPAQV – Campinas – São Paulo.
Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano – UNIMEP – Piracicaba – São Paulo.

Fábio da Silva Ferreira Vieira

Delegado Adjunto da Federação Internacional de Educação Física e Esportes – FIEPS – PR.
International Coordinator for programs of Master and Doctor of Physical Education in Logos University International, LUI – UNILOGOS, Miami, Flórida, USA.
Docente do curso de Enfermagem na Faculdade do Norte Pioneiro – FANORPI.
GERGILA – Grupo de estudos em Ergonomia e Ginástica Laboral

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Publicado

2022-04-01