Formação em enfermagem

a importância da didática e dos métodos pedagógicos

Autores

  • Mariella Campos Patrial
  • Gabriella Campos Patrial
  • Cassio Hartmann
  • Geovanna Aparecida de Carvalho Bassi
  • Isabela de Oliveira Bannwart
  • Fábio da Silva Ferreira Vieira

Resumo

A formação do enfermeiro educador deve ser pauta de eloquentes discussões, pois se sabe que a educação neste nível tem como missão essencial a formação de profissionais altamente capacitados, que atuem como cidadãos responsáveis, competentes e comprometidos com o desenvolvimento social, o que implica que o processo de formação seja pleno de conhecimentos e habilidades que permitam cumprir as funções que sua profissão exige e aprimorar sua prática bem como entender a melhor maneira de se trabalhar o currículo. O objetivo deste é analisar e discutir características curriculares na formação do profissional de enfermagem. O caminho metodológico deu-se por uma revisão bibliográfica de aspecto qualitativo. A partir de então foi possível verificar que a tarefa do docente do ensino superior é tão complexa que requer domínio de estratégias pedagógicas que facilitem sua atuação didática. Conclui-se então que o conhecimento na área da saúde não é suficiente para o sucesso das instituições de ensino superior, o professor deve ter domínio sobre estratégias metodológicas para o processo ensino-aprendizagem baseados em conteúdo conceituais, procedimentais e atitudinais.

Biografia do Autor

Mariella Campos Patrial

Graduada em Enfermagem; Especialista em Auditoria e Gestão em Serviços de Saúde; Especialista em Saúde Coletiva e Estratégia de Saúde da Família; Enfermeira da Atenção à Saúde Plena; Lider dos setores de Gestão de Saúde, Clínica de Vacinação e Atenção Primária à Saúde, UNIMED.

Gabriella Campos Patrial

Graduada em Enfermagem; Especialista em UTI Neonatal, Pediátrica e Adulto; Especialista em Saúde Pública; Docente do curso de Enfermagem na Faculdade do Norte Pioneiro – FANORPI

Cassio Hartmann

Professor de Educação Física do Instituto Federal de Alagoas/IFAL; doutorando em saúde coletiva com ênfase em Educação Física pela Logos University International - UniLogos.

Geovanna Aparecida de Carvalho Bassi

Acadêmica do curso de enfermagem na Faculdade do Norte Pioneiro - FANORPI

Isabela de Oliveira Bannwart

Acadêmica do curso de enfermagem na Faculdade do Norte Pioneiro - FANORPI

Fábio da Silva Ferreira Vieira

Dr. H.c. Em Educação Física; Doutor em Ciências do Movimento Humano; Mestre em Educação Física; Especialista em Fisiologia do Exercício; Delegado Adjunto da Federação Internacional de Educação Física e Esportes FIEPS-PR; Professor Associado da Logos University International; Docente do curso de Enfermagem na Faculdade do Norte Pioneiro – FANORPI.

Downloads

Publicado

2022-04-01