A dicotomia entre a educação infantil e o ensino fundamental
Resumo
A abordagem deste estudo tem como objetivo analisar a construção do ensino da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Brasil, a articulação de como é desempenhada suas atividades, também evidencia suas peculiaridades e seus desafios, afinal novos processos de aprendizagem se fazem necessários a fim de trazer ao ambiente escolar um novo processo de construção no letramento. As orientações que alavancam as práticas educativas mostram que a estrutura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental se encontra baseadas nas brincadeiras e do letramento, mas situadas diferencialmente nos dois segmentos. Na escola de educação infantil, o procedimento desenvolvido pelo brincar esteve presente na organização das rotinas institucionais. Ao longo do estudo é possível analisar a existência de questões históricas, que são referentes à organização do ensino fundamental no Brasil, amparada pela legislação. Concluindo que é necessário trabalhar de maneira mais incisiva uma maior integração entre o brincar e o letramento nas práticas pedagógicas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, afinal ambas possuem dimensões centrais que fazem parte de diferentes culturas.