A dicotomia entre a educação infantil e o ensino fundamental

Autores

  • Ana Maria de Araújo Martins

Resumo

A abordagem deste estudo tem como objetivo analisar a construção do ensino da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Brasil, a articulação de como é desempenhada suas atividades, também evidencia suas peculiaridades e seus desafios, afinal novos processos de aprendizagem se fazem necessários a fim de trazer ao ambiente escolar um novo processo de construção no letramento. As orientações que alavancam as práticas educativas mostram que a estrutura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental se encontra baseadas nas brincadeiras e do letramento, mas situadas diferencialmente nos dois segmentos. Na escola de educação infantil, o procedimento desenvolvido pelo brincar esteve presente na organização das rotinas institucionais. Ao longo do estudo é possível analisar a existência de questões históricas, que são referentes à organização do ensino fundamental no Brasil, amparada pela legislação. Concluindo que é necessário trabalhar de maneira mais incisiva uma maior integração entre o brincar e o letramento nas práticas pedagógicas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, afinal ambas possuem dimensões centrais que fazem parte de diferentes culturas.

Biografia do Autor

Ana Maria de Araújo Martins

Graduada em Pedagogia, Pós Graduada em Administração Pública com Ênfase em Administração Escolar, Pós Graduada em Educação Ambiental, Pós Graduada em Educação de Jovens e Adultos, Pós Graduada em Libras, Pós Graduada em Tecnologias e Educação à Distância, Pós Graduanda em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia, Mestre em Ensino pela UENP- Cornélio Procópio, Docente da FANORPI (Faculdade de Santo Antônio da Platina),

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Publicado

2022-01-20