Docência no ensino superior
uma discussão necessária acerca da graduação em enfermagem
Resumo
O ensino superior brasileiro na área da enfermagem, em sua evolução histórica, experimentou uma mudança, como resultado dos avanços científicos e tecnológicos, além das múltiplas transformações políticas, econômicas, sociais e culturais. O objetivo deste estudo é analisar e discutir a docência no ensino superior de enfermeiros. Para tanto foi realizado uma revisão crítica dos trabalhos encontrados em uma base de dados. É importante ressaltar que a problemática deste nível de ensino é que muitas vezes os professores da enfermagem em especial, tem formação muito bem acentuada na sua disciplina específica, fato que não acontece com a formação didático-pedagógica. Evidenciou-se que as transformações influentes na formação em enfermagem emergem principalmente na profissionalização dos professores. Formação, atualização e a especialização dos professores voltadas a questões metodológicas, instrumentais, didáticas, educacionais, filosóficas e epistemológicas transcende as necessidades vitais no sistema do ensino superior. A união destes dois campos principais, o conhecimento da disciplina e de ensino, gera uma perspectiva que pode melhorar muito o aprendizado e consequentemente a qualidade dos profissionais.