NOVAS COMPETÊNCIAS NO MERCADO DE TRABALHO CONTEMPORÂNEO
AS HARD E SOFT SKILSS – UM ESTUDO COM GERENTES BANCÁRIOS DO NORTE PIONEIRO DO ESTADO DO PARANÁ
Resumo
O mercado de trabalho tem mudado de forma cada vez mais constante. Influenciado por diversos fatores e, principalmente, pela tecnologia, percebe-se que as competências, no momento da contratação de um novo colaborador para as empresas precisam ser revistas e, atualmente, não se pode considerar apenas aspectos mais tradicionais do processo de seleção como era realizado em outros tempos. O que se pretende com este trabalho não é desconsiderar fatores como análise do currículo, sistema de entrevistas formais e diretrizes mais comuns do processo de selecionar novos funcionários, mas sim atentar que com a influência da tecnologia o perfil das pessoas foi alterado e as habilidades relacionadas ao conhecimento não podem ser consideradas somente como única forma de diferenciação no momento da escolha. Outras competências relacionadas ao comportamento, hoje, têm influenciado muito o cotidiano de trabalho das organizações e pontos importantes como inteligência emocional e social, flexibilidade, criatividade e saber trabalhar em equipe e ainda ter um bom relacionamento interpessoal podem ser fatores diferenciados no momento do processo de seleção. Assim, como consequência desse fato, busca-se ainda mencionar aqui as habilidades necessárias para as pessoas se adaptarem a esse novo modelo de trabalho e que surge como um ponto de uma discussão visto a empregabilidade futura, fundamentalmente, dos profissionais relacionados à prestação de serviço bancário. O direcionamento deste projeto será baseado em pesquisas junto a gerentes desse segmento na região do Norte Pioneiro do estado do Paraná. Por fim, destaca-se que este artigo abrangerá primeiramente a coleta de dados para, posteriormente, organizá-los em gráficos, ou seja, realizar a fase da tabulação para a apresentação dos resultados.