A importância dos juizados especiais e das formas alternativas de resolução de conflitos na busca pela verdadeira justiça

Autores

  • Mateus Faeda Pellizzari

Resumo

A Constituição destaca o acesso à justiça e a pacificação social como princípios a serem buscados pelo Estado para que a sociedade viva em harmonia. O Poder Judiciário tem realizado transformações em sua estrutura para aproximar o Direito do ideal de justiça destacando-se a figura dos Juizados Especiais que visam assegurar, de maneira célere e eficiente, a aplicação do direito ao caso concreto. Infelizmente, muito ainda precisa ser feito para que o ideal de justiça seja alcançado. A sociedade precisa fazer parte dessa mudança; direitos surgem no seio social, devem ser respeitados e podem servir de meios para que, no contexto social, divergências sejam resolvidas. Atualmente, novas formas de resolução de conflitos têm sido buscadas pela própria sociedade que exige uma ordem de justiça mais próxima da realidade social. Unindo forças, o Poder Judiciário e a sociedade podem aproximar os ideais de justiça e igualdade da própria realidade social, o ferecendo aos cidadãos os meios necessários para uma solução plena dos seus conflitos.

Biografia do Autor

Mateus Faeda Pellizzari

Mestre em Ciências Jurídicas (UENP); professor de Educação, Ética, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável e Direito Processual Civil, e coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) (Fanorpi).

Downloads

Publicado

2022-01-20