O cinema em sala de aula e sua contribuição para formação crítica do aluno

Autores

  • Marcel Fonseca Carvalho

Resumo

O cinema chega ao Brasil no final do século XIX. A proposta inicial era de uma mídia de entretenimento. Porém, em 1929 já havia determinação de utilizá-lo nas escolas primárias do país. Nesse sentido, a partir da década de 1930, a linguagem cinematográfica se torna mais marcante em sala de aula como mídia educativa e complementa o ensino tradicional por ser um meio eficaz de comunicação, expressão, arte, entre outros. Dessa maneira, este artigo traz como foco se o cinema, utilizado em sala de aula, contribui para a formação crítica dos alunos. Para isso, recorre-se à pesquisa bibliográfica e se pauta nos Estudos Culturais. Nota-se que o cinema em sala de aula é fundamental porque contribuiria para a capacitação crítica dos alunos ao trazer à tona temas relevantes como: preconceito, discriminação e crenças. Nessa perspectiva, é necessário que o professor-mediador tenha formação consistente para fazer a leitura das mensagens exibidas nos filmes.

Biografia do Autor

Marcel Fonseca Carvalho

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) em 2005, e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2009

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Publicado

2022-01-20