Alunos(as) do curso de Enfermagem da FANORPI – Faculdade de Santo Antônio da Platina, participaram da Campanha Outubro Rosa. Os (as) acadêmicos (as), junto à coordenadora do curso, Milene Moraes Vieira, realizaram nove ações que aconteceram, em outubro, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos municípios de Jacarezinho e Santo Antônio da Platina. Eles (as), ainda, fizeram ações em empresas como JBS (Jacarezinho) e Bella Center (Santo Antônio da Platina), além da igreja Presbiteriana (Jacarezinho). O objetivo da campanha é a prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero.
Os (As) acadêmicos (as) promoveram palestras de conscientização de prevenção do câncer de colo do útero e câncer de mama, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, testes rápidos e dinâmicas práticas para conscientização e coletas de preventivos. A atividade aconteceu em parcerias com as Secretarias Municipais e foram realizadas 101 coletas.
Segundo Milene Vieira, outubro tornou-se mês simbólico de conscientização. “No entanto, os cuidados e atenção com a doença devem durar o ano todo”, disse a coordenadora.
O ‘Outubro Rosa’ foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure (EUA). A data é celebrada anualmente, com os objetivos de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento contribuindo para a redução da mortalidade. Apesar de não existir uma causa para a doença, hábitos ruins, comomá alimentação, sedentarismo e uso de drogas, podem favorecer o aparecimento de diversos tipos de tumores. No entanto, especialmente para o câncer de mama, condições genéticas, hormonais e imunológicas também podem influenciar no surgimento da enfermidade.
A equipe gestora do Habitat de Inovação da Fanorpi é composta pelos professores Fábio Vieira, Júnior Ferreira, Wandel Ricardo Coelho, Milena Oliveira, e pelos coordenadores dos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis, respectivamente, Matheus Zurlo, Leandro Assis e Walter Francisco Lemos (suporte técnico de tecnologia). O principal objetivo é disponibilizar um local com profissionais capacitados, encontrar e/ou desenvolver ideias inovadoras, oferecendo apoio no seu processo de aperfeiçoamento, oportunizar conexões e network com a comunidade e com o ecossistema de inovação, consequentemente gerando renda, ocupação e desenvolvimento da região.