Fanorpi inova com biblioteca virtual

A biblioteca física da Fanorpi é um espaço agradável para aqueles que querem se dedicar à leitura e aos estudos. Os alunos têm à disposição mais de 21.000 exemplares de livros, além de periódicos e revistas científicas, a estrutura física conta com 19 cabines de estudo individuais, cinco salas de estudo em grupo, seis terminais de consulta e acesso sem fio à internet em toda a biblioteca. Atualmente a biblioteca física passa por um processo de automação total do acervo, o programa escolhido foi o SEI educacional, hoje o melhor programa disponível no mercado.

Com a pandemia de Covid-19 houve a necessidade de inovar para se conectar com a comunidade acadêmica, pensando nisso o bibliotecário Luciano Ferreira Gomes disponibilizou novos meios de se conectar com os usuários. Por meio do aplicativo WhatsApp, hoje é possível escanear o QR Code para realizar consultas, reservas e renovação de livros. Destaca-se também outra ferramenta recentemente implantada, o Microsoft Teams, que possibilita atendimento virtual. Por meio deste aplicativo é possível orientar os usuários quanto as dúvidas que surgem em uma pesquisa online.

Recentemente a Fanorpi assinou a biblioteca da Virtual Pearson, considerada a melhor do segmento disponível no mercado. A biblioteca virtual reúne conteúdo digital de várias editoras, tais como: Bookwire, Brasport, Casapsi, Difusão, Ediouro, Atheneu, Callis entre outras. São mais de 11.000 títulos disponíveis, em todas as áreas do conhecimento, desenvolvidos por grandes autores nacionais e estrangeiros, A biblioteca virtual da Pearson pode ser acessada de qualquer lugar que tenha acesso à internet, através do celular pelo aplicativo para Android ou IOS, tablet ou computador.

O profissional que gerencia e disponibiliza o recurso é o bibliotecário da Faculdade do Norte Pioneiro, Luciano Ferreira Gomes - CRB 9/1758, possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina, pós-graduado pela faculdade Unyleya de Brasília, possui mais de 10 anos de experiência com biblioteca universitária, atuou em várias instituições de ensino superior no Paraná, registrado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia do Paraná.

Benefícios

São vários os benefícios que uma instituição de ensino tem quando conta com um bibliotecário no seu quadro de colaboradores, tais como: realizar o tratamento da informação, auxiliar no tratamento de arquivos, colaborar na tomada de decisão, trabalhar com a comunidade a favor do conhecimento, fazer a gestão de bibliotecas físicas e virtual, desenvolver projetos de incentivo à leitura entre outros.

“O bibliotecário tem grande importância no meio educacional, porém muitas pessoas não sabem disso, é importante destacar que estamos presentes em várias áreas, como portais da internet de alta relevância e até mesmo em engenharia de software organizando a informação, atuamos como mediadores na busca da necessidade informacional de nossos usuários”, ressaltou Luciano.

Siga a Fanorpi nas redes sociais.