Em alusão ao Dia do Enfermeiro, celebrado no último dia 12 deste mês, a FANORPI realizou no auditório da Instituição, na sexta-feira (13), uma palestra sobre os desafios do Enfermeiro na prática profissional da assistência e gestão, voltado aos acadêmicos de Enfermagem.
No Brasil, entre os dias 12 e 20 de maio comemora-se a Semana da Enfermagem, em homenagem a inglesa Florence Nightingale, considerada mãe da enfermagem moderna e Ana Néri enfermeira que se alistou no Brasil de forma voluntária para combates militares nos anos 40. O dia 12 de maio é dedicado a homenagear esses profissionais que trabalham na linha de frente e são considerados heróis anônimos pelo Conselho Federal de Enfermagem.
Os acadêmicos do primeiro período de Enfermagem abriram o evento apresentando uma peça teatral do projeto de História de Enfermagem e Ética Profissional da Prof.ª Juliana Rodrigues Ribeiro, que homenageou Florence Nightingale.
A prof.ª Milene Moraes Vieira, Coordenadora do Curso, ressaltou a importância da profissão e do curso de Enfermagem para o Norte Pioneiro.
O evento contou com a participação de Ana Cristina Micó da Costa, Enfermeira, obstetra, especialista em paciente crítico, pós-graduada em pedagogia e gestão hospitalar e que atua como secretária de Saúde em Wenceslau Braz.
Ana Cristina Micó da Costa compartilhou um pouco sobre sua história e como deu início a carreira na área de saúde, experiências na sua trajetória e ressaltou a importância de ser um bom gestor no setor público, saber aplicar os recursos vindos do governo de forma que cheguem àqueles que necessitam do SUS “ser gestor exige muita coragem”, pondera.
Pedro Galvão, acadêmico do curso de Enfermagem, e Alex Maranhão, encerraram o evento com apresentação musical.