Escritor apresenta obra literária na Fanorpi

O escritor e matemático Celso José da Costa, nascido em Congonhinhas, esteve na Faculdade de Santo Antônio da Platina (FANORPI) na quinta-feira (20) para o lançamento de sua mais recente obra literária, "A Arte de Driblar Destinos". O evento aconteceu às 19h no anfiteatro da faculdade e faz parte de uma série de lançamentos que também ocorrerão em Ibaiti, na Casa Manacá, neste sábado (22) às 19h, e em Londrina, na Olga | A Livraria da Cidade, na próxima sexta-feira (28) às 17h.

O evento é fruto de uma parceria com a Meu Livro Mega Store e contou com o apoio fundamental do médico Luciano Dias dos Reis, que se empenhou na organização e realização do lançamento em Santo Antônio da Platina. Celso José da Costa Celso José da Costa nasceu em 1949 em Congonhinhas, Paraná. Ele é matemático, educador e escritor. Sua trajetória acadêmica teve início em Curitiba, onde iniciou os cursos de engenharia e medicina, sem, contudo, concluir nenhuma dessas graduações. Em 1975, mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar matemática no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), onde concluiu o mestrado em 1977 e o doutorado em 1982. Sua pesquisa em Geometria Diferencial levou à descoberta das equações de uma superfície mínima, conhecida como Superfície Costa ou Costa’s Surface, solucionando um problema matemático que perdurava por 206 anos.

Desde 1981, Celso Costa é professor de matemática na Universidade Federal Fluminense (UFF). Ele também atuou como professor visitante na Université de Chambéry (1987-1988) e na Université de Grenoble (1988-1990). Em 1999, tornou-se membro titular da Academia Brasileira de Ciências e, em 1998, foi condecorado com a ordem nacional do mérito científico na classe de Comendador pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Em 2018, lançou pela editora Kazuá-SP o livro de ficção matemática "A Vida Misteriosa dos Matemáticos". Em 2022, ganhou o Prêmio LeYa com o romance "A Arte de Driblar Destinos".

Siga a Fanorpi nas redes sociais.