Enfermagem da Faculdade de Santo Antônio da Platina é conceito 4 pelo MEC

A comunidade acadêmica comemorou, este mês, o conceito 4, obtido para o reconhecimento do curso de Enfermagem da Faculdade de Santo Antônio da Platina. O conceito foi atribuído pelo Ministério da Educação, após avaliação “in loco” da comissão de avaliadores, que veio de universidades do Rio de Janeiro, designados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

A comissão esteve na faculdade de 5 a 7 de novembro e comprovou a importância do curso de Enfermagem para o desenvolvimento regional. Além disso, os avaliadores verificaram desde a matriz curricular do curso, até as ações práticas que o curso desenvolve junto aos acadêmicos. Somaram-se, ainda, a infraestrutura, laboratórios, protocolos e regimentos e outros requisitos.

Frisa-se que as disciplinas práticas desenvolvidas em campo hospitalar e na saúde coletiva, por alunos a partir do segundo período do curso, destacaram-se sob a ótica dos avaliadores. Outro aspecto positivo envolveu as atividades desenvolvidas na saúde pública de cunho social. Nesse caso, os acadêmicos atuam em ações de saúde junto às populações local e regional.

O corpo docente, que compõe o curso de Enfermagem da Faculdade de Santo Antônio da Platina, foi outro destaque para os avaliadores. Os professores, que são formados pelas melhores universidades do Brasil, possuem alto nível técnico e experiências práticas. Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, Milene Moraes Vieira, “o curso agrega muito em nível regional, que abrange cerca de 22 municípios, e oferece aos alunos acessibilidade e qualidade no ensino”. Ela, ainda, afirmou que: “Além de oferecer condições de estudo à população de toda nossa região, os acadêmicos são direcionados e formados para desempenharem suas competências profissional com qualidade de acordo com a nossa necessidade local, ou seja, profissionais altamente qualificados que entendem a necessidade regional e que podem oferecer um trabalho humanizado de forma holística”.

A diretora da faculdade, Maria da Graça Zurlo, também, manifestou sobre o reconhecimento do curso de Enfermagem. Ela disse que “esse conceito 4 solidifica o excelente trabalho que a instituição realizar perante a sociedade”. Ela comentou, ainda, que “é um grande passo para a instalação de outros cursos na área da saúde e inovação dentro da missão que é “Promover ensino de qualidade aos alunos, desenvolvendo e aperfeiçoando suas potencialidades humanas e profissionais.”

Siga a Fanorpi nas redes sociais.