No dia 25 de abril de 2022, a Diretora da Faculdade de Santo Antônio da Platina, Maria das Graças Zurlo, ministrou palestra para os alunos das escolas estaduais Coronel Marcos Ribeiro e Monsenhor José Trombi, em Fatura/SP. O evento contou ainda com a presença dos ex-alunos Alifer de Almeida Silva e Miguel Calabresi Faustino, acadêmicos do quinto ano e terceiro ano, respectivamente, do curso de Direito da referida Instituição.
O bate-papo buscou proporcionar aos alunos contato com profissional do ramo universitário, sobretudo na qualidade da professora Graça, que percorreu a história da faculdade de Santo Antônio da Platina, e atualmente ostenta um conjunto de alunos que passaram por sua instrução e atuam ativamente no conjunto de profissionais com qualificação na sociedade brasileira.
A atuação da professora Graça orbita na gestão administrativa, e na ocasião expôs aos alunos sua experiência enquanto aluna até o presente momento, que apesar dos limites financeiros, percorreu um caminho de sonhos e realizações alcançando êxito profissional, e, principalmente pessoal.
Durante a palestra foi possível identificar o estado de enlevação dos alunos, pois a palestrante salientou a construção cognitiva, o processo pessoal da aquisição do conhecimento escolar e acadêmico, trouxe parâmetros de contratação de grandes empresas, uma vez que possui grande atuação no ramo empresarial, e, com ludicidade explicou as posturas primordiais inerentes de um candidato em potencial em detrimento de candidatos não selecionados, essa exposição restou claro a necessidade de estabelecer prioridades na vida pessoal de cada um, visando um objetivo e estipulando metas.
Da iniciativa das escolas estaduais do município em prover aos alunos o bate papo com a professora Graça consubstancia o princípio da experiência extraescolar previsto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n°. 9.394/1996). A propósito, no ambiente escolar os professores engajados em cumprir o currículo também se preocupam com o preparo para o mundo profissional, tendo em vista muito alunos precisarem trabalhar e estudar simultaneamente, sendo indispensável disciplina e muito esforço. Contudo, é perceptível o descrédito da maioria das pessoas em considerar a possibilidade de um estudante cursar uma faculdade e trabalhar ao mesmo tempo.
Assim, a professora Graça no decurso da palestra explicou como é possível o ingresso de aluno de escola pública não detentor de condições financeiras flexíveis à universidade. Expôs sua experiência pessoal, enquanto adolescente pobre, no sentido literal da palavra, sem recursos financeiros, e apesar disso, alcançou êxito profissional.
Por ter atribuições no corpo docente de uma instituição universitária, a palestrante pode compartilhar as modalidades de ingresso em faculdade por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nesse sentido, foi apresentado aos alunos a carreira universitária dos ex-alunos Alifer e Miguel de escola estadual do município, presentes na solenidade, cujo curso de Direito alcançaram por meio de bolsa 100% do Prouni por intermédio do ENEM. A palestrante findou suas contribuições para os presentes se colocando à disposição das escolas e jubilosa pela recepção e oportunidade de compartilhar seus empreendimentos profissionais e pessoais.