Na noite da última terça-feira, 10 de março, o curso de Pedagogia da FANORPI realizou uma palestra especial em referência ao Dia Internacional da Mulher. O evento aconteceu no auditório da instituição e foi direcionado exclusivamente aos acadêmicos do curso de Pedagogia, proporcionando um momento de reflexão, aprendizado e diálogo sobre temas importantes relacionados à realidade das mulheres.
A primeira palestra foi ministrada pela Doutora Keylla dos Anjos Melo Glatzl, que abordou o tema violência doméstica. Durante sua fala, a palestrante apresentou dados e reflexões sobre a gravidade dessa problemática social, destacando que muitas mulheres ainda são vítimas de agressões e, em casos mais extremos, de feminicídio. Também foram discutidos direitos e mecanismos legais de proteção às mulheres, reforçando a importância do conhecimento dessas informações para que as vítimas possam buscar apoio e justiça.
Na sequência, a convidada Jéssica Prado conduziu uma roda de conversa com o tema “Uma conversa sobre autocuidado”. O momento foi dedicado à reflexão sobre autoestima, valorização pessoal e bem-estar emocional. Durante o diálogo, destacou-se a importância de cada mulher reconhecer sua própria força, beleza e valor, compreendendo o autocuidado como um passo fundamental para o equilíbrio físico, emocional e psicológico.
A atividade foi organizada pela Atlética Neurótica de Pedagogia, em parceria com a coordenação do curso, representada pela professora doutoranda Marina Cunha Ferreira Gaioto. A iniciativa demonstrou o compromisso da atlética e da coordenação em promover espaços de formação, conscientização e diálogo dentro do ambiente acadêmico
O encontro foi marcado pela participação e interesse dos acadêmicos, contribuindo para ampliar discussões sobre respeito, direitos das mulheres e valorização pessoal, temas fundamentais também para a formação de futuros educadores e para a construção de uma sociedade mais consciente, justa e igualitária.