No dia 17 de junho, às 19h40, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Maria Dalila Pinto, em Santo Antônio da Platina/PR, participaram da primeira etapa do projeto de extensão “Respeito é Legal”, desenvolvido pela FANORPI. A iniciativa tem como foco a conscientização sobre temas essenciais à convivência cidadã, como racismo, assédio, bullying, violência doméstica, ética e respeito às diferenças.
O projeto propõe um diálogo direto com estudantes sobre situações cotidianas que envolvem o desrespeito às normas de convivência e aos direitos fundamentais. Entre os temas debatidos, estão crimes contra o patrimônio público, assédio moral e sexual, desacato, violência e intolerância, com base em legislações específicas que tratam da conduta no ambiente escolar e na sociedade em geral.Teste de Aptidão Física (TAF) Com linguagem acessível, os profissionais também destacaram os desafios emocionais e a rotina intensa de preparação que antecede a posse no serviço público.
Conscientização nas escolas públicas de Santo Antônio da Platina A ação faz parte de uma proposta contínua da FANORPI de levar conhecimento jurídico e social às instituições públicas de ensino. Segundo os organizadores, o projeto é uma resposta ao aumento de casos de violência e intolerância dentro das escolas. Para eles, é fundamental mostrar que a escola deve ser um ambiente de tolerância, ética, diversidade e desenvolvimento humano.
Além da palestra, o projeto conta com a coleta de dados e elaboração de trabalhos teóricos realizados pelos acadêmicos do 7º período do curso de Direito, com supervisão da professora Fernanda Maria de Oliveira. A equipe apresentou conceitos fundamentais de convivência ética, além de orientações práticas sobre os direitos e deveres de cada cidadão.
Presença ativa dos acadêmicos da FANORPI O projeto também marca a participação ativa dos estudantes universitários na vida comunitária. De acordo com os coordenadores Mateus Faeda Pelizzari (NPJ) e Matheus Campos Zurlo (Direito), a iniciativa aproxima o conhecimento acadêmico da realidade escolar, promovendo transformações de comportamento por meio da informação.