RELAÇÃO ENTRE A ESCOLARIDADE E TIPO DE PARTO EM GESTANTES NA REGIÃO DO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ
Resumo
Ao final do período de gestação humana que ocorra dentro dos padrões de normalidade estabelecidos pela organização mundial da saúde – OMS – as vias de parto mais comuns são o parto cesárea e o parto vaginal. Dentre essas vias, os cuidados de pré-natal podem influenciar na decisão tomada pela parturiente e pela equipe médica responsável. Este trabalho tem como objetivo identificar uma possível relação entre o nível de escolaridade da parturiente e a via de parto de sua preferência, independente da via que foi realmente realizada, levando em consideração única e exclusivamente a sua vontade. Para tanto utilizou-se uma entrevista semiestruturada de dados sociodemográficos nos quais incluíam o nível de escolaridade e a via de parto de preferência. A amostra foi composta por gestantes que faziam acompanhamento pré-natal em duas unidades de atendimento do interior do Paraná. Foi realizada a estatística descritiva e para a relação entre as variáveis utilizou-se o teste de correlação linear de Pearson, adotando o padrão de significância em p≤0,05. As voluntárias apresentaram a escolaridade em 12,5% com ensino fundamental, 62,5% com ensino médio, 25,0% tinham o ensino superior, não alfabetizadas e pós-graduação não apresentaram frequência no estudo, entretanto, 62,5% preferiam a realização de parto cesárea enquanto 37,5% optariam pelo parto vaginal, o que reflete uma relação significativa (p=0,02) e inversa (r=-0,16). Pode-se, portanto, inferir que para a população estudada, quanto maior o nível de escolaridade maior a preferência pela