A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO PROFESSOR ALUNO PARA APRENDIZAGEM EFETIVA NAS SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Andressa Pitarello Fiats
  • Milena Alves dos Santos

Resumo

O docente por muito tempo foi visto como o detentor de todo conhecimento, apenas ele poderia expressar seu pensamento em sala de aula, os alunos eram vistos como meros ouvintes, sem direito a questionamentos. Porém esta visão de escola tradicionalista foi sendo substituída por conceitos baseados no bom diálogo do professor com seus alunos para a construção da identidade. Com a interação entre os envolvidos no ambiente escolar podem-se identificar as dificuldades de cada discente e assim desenvolver métodos para que colaborem com a aprendizagem efetiva dos conteúdos previstos. A interação faz com que a didática do docente possa ser adaptada a cada obstáculo que venha a ser encontrado neste caminho educacional. Cada aluno tem seu tempo e maneiras diferentes de assimilar o conteúdo, por este motivo cabe ao professor avaliar e buscar atividades e meios que colaborem para a evolução do conhecimento de seu educando. O ambiente escolar não deve pregar uma cultura de temor ao mestre que lhe ajuda a conhecer o mundo mais sim colaborar para a existência de um convívio saudável e harmonioso. Com atividades lúdicas e criativas o docente pode cativar seus alunos, fazendo assim surgir o desejo de se aprofundar nos conhecimentos. Tendo em vista as séries iniciais deve se ter um cuidado especial para que o convívio entre o professor e
aluno não seja motivo de traumas e bloqueios na aprendizagem, vindo a afetar a evolução da criança. Pode-se refletir que a interação dos envolvidos no sistema de ensino é de extrema importância para que tenha o avanço nos métodos educacionais visando sempre levar a aprendizagem efetiva. 

Biografia do Autor

Andressa Pitarello Fiats

Graduanda em Pedagogia na Faculdade de Santo Antônio da Patina – FASA.

Milena Alves dos Santos

Pós-Graduada em MBA em Marketing – Unopar. Graduanda em Ciências Econômicas – Uenp.
Cursando Pedagogia- Unip. Professora na FASA UNIESP.

Downloads

Publicado

2022-11-08