ALFABETIZAÇÃO

UMA REFLEXÃO SOBRE UM PROBLEMA NACIONAL

Autores

  • Rosângela Gelinski Souza
  • Ana Maria de Araújo Martins

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo mostrar os problemas encontrados dentro das salas de aula sobre a alfabetização,. Problemas estes que fazem parte do cotidiano das escolas sem que as mesma de um modo geral, não conseguem resolver. É alarmante a quantidade de alunos que se arrastam no decorrer dos anos letivos sem terem aprendido a ler e escrever corretamente ou pelos
menos interpretarem aquilo que leem e escrevem, ocasionando também na Matemática uma defasagem de aprendizagem. Para isso, esta pesquisa baseouse em um levantamento bibliográfico e pautou-se principalmente no autor Luiz Carlos Cagliari (1998), que ressalta que existe um número considerável de alunos que não conseguem aprender o básico e isso não é um problema
fácil de ser resolvido pelos professores dentro da sala de aula, porém também temos docentes que não se preocupam efetivamente com o desenvolvimento desses alunos, se de fato estão ensinando seus conteúdos de modo claro e específico, para que os mesmos possam aprender. Há dentro da sala de aula uma diversidade de alunos, muitas vezes com problemas sociais, neurológicos, psíquicos, entre outros e muitas vezes passam despercebidos pelos professores, ou seja, não recebem um atendimento diferenciado pelos docentes, que logo rotulam esse aluno como um ser incapaz de aprender, deixando-o de lado para dar atenção aos que não tem nem um tipo de problema em aprender. Com foco nesses alunos com dificuldade é que os professores precisam trabalhar com mais perseverança, criando metodologias diferenciadas para atender reais dificuldades e não mascará-las, tornando- os pessoas inseguras e frustradas no decorrer dos seus anos dentro da sala de aula. Com base nesses problemas em sala de aula, que pode-se observar a importância da alfabetização e do letramento das crianças desde cedo, um trabalho que sem dúvidas, deve começar na Educação Infantil. Nesse sentido Emilia Ferreiro, Piaget e Vygotski, defendem a
importância das vivências para o aprendizado acontecer. Com isso, o professor precisa estar sempre modificando sua metodologia, para melhores resultados em sala de aula. Essa temática propicia novos estudos nesta área. 

Biografia do Autor

Rosângela Gelinski Souza

Acadêmica do 6º Período de Pedagogia – FASA/UNIESP.

Ana Maria de Araújo Martins

Docente da FASA/UNIESP, Graduada em Pedagogia, Pós Graduada em Administração Pública com Ênfase em Administração Escola, Pós Graduanda em Educação Ambiental e Mestranda em Ensino pela UENP/Cornélio Procópio.

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Publicado

2022-11-08