A DICOTOMIA ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a construção do ensino na Educação Infantil e no Ensino Fundamental do Brasil; a articulação de como é desempenhada suas atividades fundamentais como escrita, a leitura e a propriedade de resolução de problemas que sistematiza-se na leitura que o indivíduo é capaz de fazer de sua relação com o mundo, também evidenciando
suas peculiaridades e seus desafios, afinal novos processos de aprendizagem se fazem necessários a fim de trazer ao ambiente escolar e à formação de professores um novo processo de construção da alfabetização e do letramento. As orientações que alavancam as práticas educativas mostram que a estrutura da Educação Infantil e do Ensino Fundamental encontra - se fragilizadas e fragmentadas, mas situadas diferencialmente nos dois segmentos. Na escola de educação infantil, o procedimento desenvolvido pelo brincar esteve presente na organização das rotinas institucionais agindo como espaço assistencialista e
pouco educativo. Ao longo do estudo e de acordo com autores como Nogueira (2013) e Fusco (2017) é possível analisar a existência de questões históricas, que são referentes à organização do ensino fundamental no Brasil, amparadas pela legislação, no entanto as mesmas apontam sempre para a vinculação de um ensino com outro, ou seja que a educação infantil está intimamente associada ao sucesso do ensino fundamental se possuir uma base fundamentada e sólida.