BREVES REFLEXÕES SOBRE DESMOTIVAÇÃO
Resumo
Este trabalho tem como objetivo central analisar e refletir sobre a desmotivação dos alunos como um desafio a ser encarado pelos profissionais da educação. Para compreender o significado da desmotivação na vida escolar dos alunos e as suas implicações na vida dos sujeitos envolvidos, definiu-se como proposta metodológica a pesquisa bibliográfica definida pelo conjunto de matérias escritos e gravados, seja mecânico ou eletrônico que contém informações publicadas por diversos autores relacionadas ao tema. Após várias leituras verificou-se que a maioria dos alunos se desencanta com escola, à medida que avança nas séries escolares, ou seja, o aprender na escola é cada vez menos apreciado pela maioria dos alunos, à medida que crescem; a desmotivação vem aumentando gradualmente nas escolas de todo o país, pois a incidência de alunos que “não gostam de aprender na escola”, já é uma constante na prática educativa dos professores. Para minimizar esse quadro sugere-se a troca de experiências, uma assessoria pedagógica e a formação continuada do professor, no sentido de contribuir para possíveis soluções do problema que desafiam os profissionais de educação atualmente. É preciso haver um redimensionamento do verdadeiro
sentido do aprender, e, da profissão docente. Como proceder com alunos desmotivado. Existem certos problemas no ambiente escolar que são praticamente impossíveis de não ocorrer, sendo a desmotivação do aluno um dos mais preocupantes, fato rotineiro que ocorre com profissionais de todas as áreas da educação e em diferentes níveis de ensino. Considerado como um
problema de difícil resolução é fundamental que o professor compreenda o que vem a ser a motivação e como ela se constrói.