A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Laura Henrique Martins Garcia
  • Maria Andréia Pereira de Carvalho Viana

Resumo

De acordo com a Lei 9.394/96 a educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, a qual tem finalidade o desenvolvimento integral da criança de 0 até 5 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. É uma fase que necessita que o professor ofereça recursos e ferramentas metodológicas diferenciadas para um aprendizado que englobe o ensinar, o brincar, o desenvolver, o prazer e o imaginário. Dentro desse contexto a contação de
história encontra-se como sendo um recurso pedagógico de grande importância, pois trabalha o desenvolvimento global da criança. Com essa atividade o professor que é o mediador do conhecimento faz com que a criança use a sua imaginação e por meio do mundo da fantasia, possa ter um desenvolvimento satisfatório em todos os aspectos: educacionais, motor, cognitivo e social. Porém, o ato de contar histórias deve ser realizado de forma especial, ou seja, ao contar uma história o professor deve assumir uma postura especial, o qual vai de um tom de voz adequado até mesmo da forma de interpretar os personagens, pois assim, os personagens criam vida mediante a imaginação das crianças. A contação de história pode ser baseadas além de livros infantis, fantoches, palitoches, avental de história, história da lata, peças de teatro produzidas pelas próprias crianças (nesse caso com crianças de 3 anos para cima) e até mesmo através de musica. Nesse sentido, percebe-se que a contação de história na educação infantil é de grande importância, a qual ainda, requer uma metodologia adaptada a idade bem como deve-se oferecer
vários recursos para a transmissão dessa contação. Assim, torna-se o professor o responsável pela criatividade e execução de uma transmissão de história, a qual leva os alunos dessa faixa etária do real ao imaginário, o faz de conta. Diante dessa perspectiva de que a leitura, ou seja, a contação de historia é um importante recurso metodológico a ser utilizado em sala de aula, o presente projeto tem como objetivo principal mostrar a importância da contação de história como recurso metodológico a ser utilizado pelos professores no processo de desenvolvimento global da criança na Educação Infantil, e mais especificamente, será contextualizado na Educação Infantil, no sentido de descrever a literatura no processo de desenvolvimento pueril, bem como, discutir o papel do professor atuante na educação infantil e seus recursos para contar história. É um tema que abrange o contexto educacional, através da contação de história em sala de aula, bem como a integração com a família, onde as mesmas podem dar continuidade com projetos como sacola viajante e leitura em casa. A metodologia a ser utilizada para confecção do
trabalho será a pesquisa bibliográfica juntamente com a pesquisa de campo que será realizado na Escola de Educação Infantil na cidade de Jacarezinho – Paraná.

Biografia do Autor

Laura Henrique Martins Garcia

Graduanda do curso de Pedagogia da Fanorpi- Faculdade de Santo Antônio da Platina.

Maria Andréia Pereira de Carvalho Viana

Especialista em Educação - Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Jacarezinho. Professora de Santo Antônio da Platina, Integrante do Corpo Docente do Curso de Pedagogia da Fanorpi – Faculdade de Santo Antônio da Platina. Membro e pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Criatividade e Ludicidade – UENP/CJ/CCHE.

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Publicado

2022-11-08