PSICOMOTRICIDADE NA CAPOEIRA
UM OLHAR PEDAGÓGICO
Resumo
Com os avanços da educação os docentes aprimoram seus conhecimentos a fim de trazer para escola novidades nas dimensões que permeiam o processo de ensino/aprendizagem. Imbutido nesse sistema, o desenvolvimento psicomotor é um aspecto extremamente importante para o alcance dos objetivos educacionais. Dentro do eixo corpo e movimento, a capoeira surge
como um instrumento desencadeador do desenvolvimento de crianças em fase escolar. Sendo assim, o presente estudo objetiva mostrar a relação entre a capoeira e a psicomotricidade nas crianças do ensino fundamental – anos iniciais, bem como, identificar e analisar os benefícios da capoeira para o desenvolvimento psicomotor, através dos movimentos existentes dessa atividade. A capoeira subjetivamente possui múltiplas definições perpassando pela arte, esporte, luta, dança, lazer, folclore, carregando em si, uma gama de experiências e aplicabilidade em muitos contextos. Mas independente dos pontos de vista criados para a capoeira, no contexto da escola, é dever do professor orientar e motivar seus alunos, afim de fazer emergir as potencialidades, sempre valorizando o multiculturalismo existente no país. A capoeira tem relações com a psicomotricidade, pois ambos aperfeiçoam o
desenvolvimento do corpo em movimento, a afetividade e a mente, são alguns benefícios que essa arte trás para o desenvolvimento psicomotor de crianças em idade escolar, pois contém história, cultura e luta de auto defesa, e que
pode ser trabalhada na escola como um projeto de ensino. A pesquisa bibliográfica e com observação de campo foram realizadas nas aulas de capoeira ao ar livre em busca de mais informações sobre a capoeira na região do Norte Pioneiro, e confirmar o estudo teórico/bibliográficos consultado. A roda de capoeira é um meio de trabalhar a noção espacial, criatividade nos
movimentos, ritmo com a musicalidade do instrumento que contribui para a função psicomotora. Os movimentos dos capoeiristas têm brincadeiras, emoções e beleza, são movimentos que a complexibilidade desenvolve a motricidade global, destrezas, agilidades, a flexibilidade, e a emoção. A delimitação de pesquisa desse tema foi por teorias bibliográficas e em campo
com leituras, anotações, observação/participação e entrevista dos conceitos estudados, ampliando o conhecimento sobre a capoeira como recurso utilizável no âmbito escolar, dessa forma, esta pesquisa visa mostrar as habilidades corporais que o aluno do Ensino Fundamental desenvolve através desta arte.
