SÍNDROME DE TOURETTE

COMO O PROFESSOR PODE TRABALHAR A SÍNDROME DE TOURETTE NA ESCOLA

Autores

  • Eliédna Bendaçoli
  • Carolina de Moraes Crepaldi
  • Ana Maria de Araújo Martins

Resumo

Este trabalho faz um prévio estudo da Síndrome de Tourette e fornece subsídios aos familiares e portadores da síndrome para uma melhor vivencia em sociedade, quais as ferramentas comportamentais e psicológicas que podem auxiliar os portadores da doença em ter a melhor qualidade de vida. Serão abordados neste estudo as características da síndrome de Tourette e seus
efeitos comportamentais na vida dos diagnosticados com a doença, os fundamentos dos sintomas, a história da Síndrome de Tourrete. Também será comentado as principais perspectivas de autores e estudiosos da doença. Neste artigo será retratado como é o dia a dia da pessoa com a sindrome, suas lutas e rituais persistentes, o preconceito que a sociedade pode ter em imputar um sentimento negativo na mente dos mesmos. O intuito deste trabalho é gerar informações sobre a síndrome de Tourrete e auxiliar pais e profissionais da área da educação, na área da saúde e conscientizá-los de que a criança diagnosticada não está agindo de maneira proposital, o comportamento está fora do controle dela, a família como base principal deve contribuir com o apoio com o mesmo, devem-se aguçar as funções cognitivas, sociais e afetivas desde o seu princípio para que dessa maneira o desenvolvimento dessas potencialidades seja exercido em sua melhor função preparatória para a vida em sua totalidade para que sonhos se tornem reais e habilidades sejam afloradas.

Biografia do Autor

Eliédna Bendaçoli

Acadêmica do 7° Período de Pedagogia da Faculdade do Norte Pioneiro.

Carolina de Moraes Crepaldi

Acadêmica do 7° Período de Pedagogia da Faculdade do Norte Pioneiro.

Ana Maria de Araújo Martins

Mestranda da Pós Graduação em Ensino pela UENP Cornélio Procópio, Graduada em Pedagogia pela FAFIJA –Jacarezinho, Docente do Curso de Pedagogia, UNIESP / FANORPI.

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Publicado

2022-11-08