O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUA FUNÇÃO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
Resumo
O objetivo deste trabalho e fazer uma breve análise sobre o projeto político pedagógico (PPP), sendo este de fundamental importância para a existência e funcionamento de uma escola. Toda a instituição escolar procura alcançar metas e objetivos, o conjunto dessas ideias, como também os caminhos para atingi-los e que dá o modelo e forma ao PPP. Sendo o PPP um caminho para a construção da identidade de uma instituição escolar e um instrumento para a transformação da realidade. Sendo definido como um sistema ainda não definitivo de um processo de planejamento participativo, em um envolvimento entre professores,
alunos, funcionários, família e comunidade, que tende a definir de forma clara os caminhos a seguir e os tipos de ação educativa que se quer realizar. Procurando estabelecer o PPP, a partir de posicionamentos, quanto a sua intencionalidade social e educacional. Apesar de o PPP ser um instrumento de cunho burocrático, caracteriza-se por ser também democrático, por se definir a identidade da escola e procurar indicar caminhos para se ensinar com qualidade. Usando as referências e ideias de Gandin e de outros autores que tratam desta temática, este artigo tende a ressaltar da importância do PPP, sua elaboração e aplicação na escola, e seu desenvolvimento, sua funcionalidade e os agentes envolvidos nesse processo de criação e desenvolvimento do mesmo. A escola deve procurar promover uma maior interação com a comunidade local que a envolve,
para que assim se possa alcançar as metas contidas no documento e concretizar seu plano de ação, assim como transformar a escola, unindo questões pedagógicas, administrativas e políticas.
