TRANSTORNO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Ana Luiza Souza
  • Lysamariê Avelar dos Santos
  • Ana Maria de Araújo Martins

Resumo

Nessa pesquisa abordaremos sobre o Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade nos anos iniciais. O TDAH, se manifesta no início da primeira infância, como ele não é uma doença não tem cura, não existe nada que possa solucioná-lo, apenas tratamentos para melhor conviver com ele. O TDAH fica mais evidente depois que a criança começa a ir para a escola, pois
ela tem mais dificuldade em se concentrar na aula, não fica quieta, não termina as atividades propostas entre outros comportamentos. O TDAH é mais frequente no sexo masculino do que no feminino. O TDAH é um transtorno que leva a
muitos problemas como funções executivas, problemas de memória de trabalho, memória operacional, não verbal, atenção seletiva, atenção sustentada. É muito importante o professor conhecer o aluno, é bom que ele tenha o relatório médico
pois muitas vezes nesses relatórios têm orientações que ajudam muito no desenvolvimento escolar do aluno. Existem três principais tipos de TDAH, que podem ser detectados nas salas de aula, por meio da observação atenta do professor. O primeiro tipo é o DESATENTO., esse tipo é caracterizado pela falta de atenção do aluno, resistência a distração, dificuldade em se dedicar a uma atividade que exige mais esforço. O segundo tipo é o HIPERATIVO IMPULSIVO. O hiperativo impulsivo é bem mais agitado, a hiperatividade e a impulsividade muitas vezes são problemas, pois, a criança com TDAH já agitada e mais a impulsividade dificulta muito o pensar antes de agir e por conta disso traz consequências muitas vezes graves. O terceiro tipo de TDAH é o MISTO, ele
apresenta a características do TDAH desatento e o hiperativo impulsivo, eles são ansiosos, depressivos com traços obsessivos compulsivo, e nesse caso o tratamento é diferenciado. Com a contribuição de pesquisa bibliográfica com autores da área foi possível observar que o aluno com esse transtorno neurológico precisa sempre de algo novo, está sempre mudando a rotina, aplicar atividades diferentes, desafios, há vários métodos para se trabalhar com esse aluno, mude, inove, dê a aula de uma maneira diferente os alunos com TDAH aprendem melhor na prática procurar mudar sempre a rotina, a dinâmica das
aulas, para isso está pesquisa suscita novos amplos campos de atuação e reflexão.

Biografia do Autor

Ana Luiza Souza

Graduanda em Pedagogia, na Faculdade de Santo Antônio da Platina – FASA/UNIESP

Lysamariê Avelar dos Santos

Graduanda em Pedagogia, na Faculdade de Santo Antônio da Platina – FASA/UNIESP

Ana Maria de Araújo Martins

Docente da FASA/UNIESP- Graduada em Pedagogia, Pós Graduada em Administração Pública com Ênfase em Administração Escolar, Pós Graduanda em Educação Ambiental, Mestranda em Ensino pela UENP/ Cornélio Procópio.

Downloads

Publicado

2022-11-08