Os Alunos discutiram temas atuais que envolvem educação e legislação brasileiras Dois eventos de iniciação científica movimentaram a comunidade acadêmica da Faculdade de Santo Antônio da Platina – Fanorpi, nos dias 21 e 22 de novembro. As duas atividades aconteceram simultaneamente e envolveram alunos do segundo período do curso de Direito, que participaram do Evento de Iniciação Científica (Evinci) e alunos do segundo e quarto períodos de Pedagogia, que marcaram presença no Evento de Iniciação Científica de Pedagogia (Evincipe).
Durante os dois dias, os acadêmicos expuseram temas relacionados às suas áreas de estudo, como: história da educação no período jesuítico, a desigualdade social e privatização dos direitos no sistema capitalista e o papel da família no processo terapêutico da criança com Transtorno Opositor Desafiador (TOD). Este ano, os dois eventos aconteceram juntos para atender à disciplina de Trabalho Integrado Interdisciplinar de Direito (TIID), sob a responsabilidade do professor Marcel Carvalho, que, também, coordena o curso de Pedagogia da faculdade.
Segundo os alunos, que participaram das atividades, esse foi o momento em que trouxe ao debate assuntos atuais relacionados à educação e ao direito brasileiros. Além desse, o professor Gustavo Pachoal, que coordenou sala de apresentações, salientou que “há temas que se agruparam ao transitar em Pedagogia e Direito. Isso solidifica a interdisciplinaridade e, esses alunos, devem continuar a pesquisa e, depois, publicá-la em revistas científicas”. Nesse sentido, o Evinci e o Evincipe atingiram o objetivo de incentivar a pesquisa científica desde os primeiros períodos da vida acadêmica.