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Pesquisa ,extensão e cultura

Núcleo do Trabalho Integrado Interdisciplinar de Direito

Se solidifica nos seguintes princípios :

I -

defesa e promoção da dignidade humana e dos direitos dela decorrentes;

II-

valorização do trabalho como meio de corroborar a formação profissional, humana e cidadã da comunidade escolar;

III -

compromisso da ética como instrumento de aperfeiçoamento humano e profissional;

IV-

comprometimento como o processo ensino e aprendizagem, na perspectiva da formação cultural, étnica, cientifica, profissional humanística;

V

estabelecimento estreito com a realidade local, regional e universal.
Apresenta-se como um conjunto de atividades de pesquisa que busca aguçar e aprofundar o conhecimento do aluno para a pesquisa científica e para a produção literária, além de um ensaio para o Trabalho de Conclusão de Curso, sendo realizado do primeiro ao quarto semestres, trazendo com isso conhecimentos relacionados à Cidadania e Responsabilidade Social e como se aplica transversalmente a todas as disciplinas do Direito, bem como analisar aspectos da ética e da responsabilidade social na práxis de diversas organizações, tendo como referência os valores universais da democracia e da justiça.

Todas as atividades relacionadas ao desenvolvimento do trabalho contarão com orientação e supervisão nos seguintes termos:

As atividades serão supervisionadas pela Coordenação do Curso de Direito.

As atividades devem trabalhar transversalmente os temas relacionados Cidadania e Responsabilidade Social , seguindo os preceitos de trabalhos científicos.
As atividades incluem o desenvolvimento de pesquisa e de uma produção escrita em formato de artigo científico.

Para fins de realização de atividades , as turmas de cada ciclo formarão grupos de exatamente quatro alunos. 

O aluno, individualmente, deverá cumprir 40 horas semestrais de estudos teóricos em modalidade a distância e 20 horas semestrais presenciais de atividades práticas sob acompanhamento professor.

EVINCI

Se solidifica nos seguintes princípios :

A pesquisa é fundamental para ampliar a visão de mundo do aluno e contribuir para a sua criticidade. Nesse sentido, a Faculdade, todos os anos realiza o Evento de Iniciação Científica(Evinci).

A finalidade é “colocar” o aluno em contato com a pesquisa e mostrar a eles que um curso superior vai além de sala de aula. É necessário buscar conhecimento por meio de pesquisa científica. Isso extrapola o horário de aula e desperta nos acadêmicos o interesse em intercambiar assuntos diversificados e que os colocam em permanente reflexão.

O Evinci reuni acadêmicos de todos os cursos oferecidos pela IES.
Além disso, o evento tem a participação de ex-alunos da instituição e também de estudantes de outras faculdades do Norte Pioneiro. Paralelamente, acontece o Workshop. Esse é o momento em que os professores apresentam suas pesquisas e colocam-nas em debate.

Os principais objetivos do EVINCI são: 

Despertar no aluno o interesse da pesquisa e promover o intercâmbio entre professores e acadêmicos no campo científico.

Contribuir para a formação acadêmica dos alunos

Incentivar a produção de trabalhos científicos entre os corpos docente e discente

Trocar informações científicas entre professores, acadêmicos e comunidade

Propiciar ao aluno oportunidade de apresentar pesquisas de caráter científico

Iniciar alunos à pesquisa.

Visitas Técnicas

A visita técnica tem o propósito de promover encontro do estudante com o universo profissional, favorecendo aos participantes uma formação mais ampla. Através dessa atividade, é possível observar o ambiente real em pleno funcionamento, além de ser possível verificar sua dinâmica, organização e todos os fatores teóricos implícitos.
A Faculdade realiza visitas locais, estaduais e interestadual para ampliar os horizontes de seus acadêmicos.

Nivelamento

Considerando um grande número de alunos que ingressam no ensino superior com algumas lacunas formativas, dificultando o acompanhamento dos componentes curriculares neste grau de ensino, fazendo com que muitos percam o entusiasmo e como consequência acabem trancando a matrícula, a Faculdade oferta o Programa de Nivelamento, como oportunidade de aprendizagem, para que possam, de forma homogenia e segura, acompanhar os estudos nesta nova fase da vida.

Inovação e Tecnologia

O objetivo da GeniusCon é proporcionar aos participantes uma experiência imersiva para aprendizados de alto impacto e geração de negócios a partir de três pilares: inovação, tecnologia e empreendedorismo, promovendo assim o desenvolvimento sustentável , através de ações presentes, que alicerçam o futuro. A ideia é Em que oTecs alunos entrem no mundo da tecnologia, para alavancar o desenvolvimento da região já que o futuro passa pelos estudantes e empresários dispostos a investir em projetos inovadores, é promovido a parceria entre a IES e o SEBRAE para que os alunos sejam capacitados em oficinas sobre educação empreendedora, desenvolvimento de softwares e criação de games. A Trilha é dividida nos seguintes módulos :

1º modulo: Pitch
2º módulo: Design Thinking
3º módulo: Canvas
4ª módulo: Gestão de Projetos
5º módulo: Workshop MVP
6º modulo: Meetup

Inserção Regional

A cidade de Santo Antônio da Platina localiza-se no Paraná, a 380 km da capital do Estado, Curitiba e a 400 km do Estado de São Paulo, limita-se com as cidades limites: Jacarezinho, Joaquim Távora, Bandeirantes, Jundiaí do Sul, Guapirama, Barra do Jacaré e Abatiá. O clima da região é Subtropical úmido mesotérmico Cfa.
Sua população conforme dados do estimados pelo IBGE em 2017 é de aproximadamente 45.819 habitantes, possui uma área de 721,472 km2, de altitude de 496 metros e uma densidade demográfica de 59,19 km2.
O município foi criado em 31 de março de 1914, pela Lei Estadual nº 1424, na primeira metade do século XIX, e seus fundadores foram os mineiros, porém o seu aniversário é comemorado em 20 de Agosto, quando deu-se a sua instalação.
A economia local é baseada principalmente no comércio. É também Polo Comercial, Médico e Odontológico, baseadas em três pilares: agroindústria, pecuária e indústria.

O município de Santo Antônio da Platina, independentemente dos problemas políticos, sociais e econômicos que de certa maneira assolaram as regiões de menor expressão, experimentou razoável desenvolvimento ao longo dos últimos dez anos, em face disso aumentou significativamente suas demandas, seja em termos culturais, sociais, educacionais e sanitários.
Dessa maneira, a região do Norte Pioneiro, nos últimos anos, desponta-se como uma das mais promissoras do Paraná tanto pela posição geográfica(próxima ao Estado de São Paulo, aeroportos, portos, entre outros), como pela instalações de empresas, que precisam de profissionais qualificados para atuarem em seus departamentos. Podemos citar algumas das cidades que tem empresas de grande porte e que buscam profissionais qualificados: Cambará, onde se localizam as indústrias alimentícias Panco, Chelcken e Yoki; Jacarezinho sede da Seara; Santo Antônio da Platina com a Yasaki, Dona Nena; Joaquim Távora que possui o Frangos Pioneiro; Jundiaí do Sul, considerada a Capital do Bordado, entre outros municípios.
Assim, a região do Norte Pioneiro do Paraná abrange academicamente em torno de 26 municípios, sendo caracterizada por forte presença de atividades agropecuárias, alguns municípios principiam o processo de industrialização.

A necessidade e o interesse local e regional da IES dão-se em função da evidência e da base da demanda social e sua relação com a ampliação do acesso à educação superior da região do Norte Pioneiro do Paraná, observados parâmetros mínimos de qualidade como o impacto para o desenvolvimento socioeconômico; a redução das desigualdades regionais e a promoção da inclusão social. Sobre este aspecto, configura-se de modo interessante as faculdades recém aprovadas para o Norte Pioneiro que, se houver o intuito político de desenvolvimento regional, poderão atuar forma integrada, através de cursos, que se complementam e que contribuam, alavancando as potencialidades regionais. Assim, a região mostra-se como potencial regional na área da educação superior, no município de Bandeirantes, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Wenceslau Braz, Ibaiti e Jaguariaíva, estão inseridos as faculdades e universidades, que têm o objetivo de inserir acadêmicos qualificados no mercado de trabalho regional. Partindo da concepção de que o Brasil é um país com características únicas e cada vez mais com espírito empreendedor, a história da instituição inspira a modernização regional, aos poucos, deixa de ser o ramal da fome e polo agropecuário, transformando-se em centro comercial, industrial e educacional, mudando o perfil, que se acentuou nos últimos anos, abrindo espaço para formar profissionais de destaque. Nesse sentido, a cidade de Santo Antônio da Platina destaca-se como polo comercial, centro de negócios e agroindustrialização, possui boa infraestrutura de ensino, concentra diversos cursos de ensino superior, em especial, para o quadro de magistério. Com a implementação de meios de transporte, possibilitou-se a viabilidade dos alunos da microrregião do Norte Pioneiro e Sudoeste do Estado de São Paulo, que aproximadamente compreende 51 municípios, pudessem realizar um curso superior.

Diante da situação atual, quando o Norte Pioneiro ainda necessita recuperar-se das consequências do Plano de Modernização, imposto nos anos de 1970, e da recessão dos anos 1980, soma-se um novo desafio determinado pela nova ordem econômica. Nesse sentido, o papel da Faculdade é contribuir em função da educação como fator produtivo para a economia dessa região, e prioriza a educação de qualidade, pois acredita ser a educação um alicerce necessário a um país que deseja obter um desenvolvimento sustentável e para tanto busca alcançar um contínuo aperfeiçoamento. Salienta-se que sua função envolve não apenas a transmissão, mas a produção de conhecimentos tem assumido um papel, cada vez mais importante no cenário municipal, regional, estadual. Nesse aspecto, a relevância social para reconhecimento da Faculdade de Santo Antônio da Platina, compreende tanto a análise quantitativa quanto a apreciação qualitativa da demanda, que fica objetivamente fundamentada no projeto didático-pedagógico de cada curso, com uma matriz curricular voltada aos desafios educacionais contemporâneos, capaz de contribuir com uma formação sólida para os futuros profissionais, no sentido de estarem preparados para o atendimento a: áreas afins.

A Faculdade , também, justifica-se em função da necessidade de formação de profissionais que favoreça a consolidação do sujeito histórico, assumindo seu papel de referência comunitária importante para sociedade e suprir assim, as demandas na área em nível regional. Como a educação faz parte de um dos “objetivos do milênio” e essa região está localizada em um dos “Territórios da Cidadania” do Governo Federal, a IES procura melhorar o acesso ao ensino superior com o compromisso de formar profissionais que possam atuar com qualidade, responsabilidade e compromisso, fazendo com que o nosso projeto seja voltado ao profissional reflexivo, que tenha a teoria e prática como seu diferencial.

Salienta-se que com a inserção da Faculdade na região, as oportunidades no mercado de trabalho é ampla, durante o período que os acadêmicos realizam o curso. Uma vez que, a mesorregião do Norte Pioneiro do Paraná é heterogênea em termos de composição municipal, populacional, grau de urbanização, dinâmica de crescimento, participação na renda da economia do Estado e empregabilidade. Apesar de o desenvolvimento recente do Estado ter a marca da intensa modernização da base produtiva e da sua concentração em alguns pólos regionais, é visível os contornos das disparidades regionais tanto entre regiões como internamente às mesmas.

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